marzipan

As primeiras impressoes de Londres ainda nao sao as melhores.
Estou sentindo muito a mudanca, sinto todas as manhas ao abrir a cortina, sinto a ausencia de cores, sinto o frio, sinto a frieza.
Ontem, conversando com uma brasileira, residente aqui ha mais ou menos 8 anos, falou que eh muito normal o que eu estou sentindo, que brasileiro tem dificuldade mesmo em se adaptar aqui, ainda mais nas circunstancias em que eu cheguei, vinda de outro pais europeu e no auge do inverno. Ela disse tambem que nos brasileiros quando temos a oportunidade de viver e conhecer outros paises da europa, quando voce chega aqui em Londres para viver, sente-se uma diferenca brutal.
Pois eh, eu estou sentindo sim. Todos os dias quando acordo, mesmo fazendo apenas uma semana que estou aqui, peco que o meu dia seja bom. A diferenca de clima, de comportamento das pessoas eh algo que me inquieta, e as vezes me entristece.
Quando eu tinha 17 anos, meu primeiro emprego de carteira assinada foi na Kopenhagen, e eu lembro como se fosse hoje da seguinte experiencia: Estavamos montando a loja para a inauguracao, la no Shopping Santa Ursula em Ribeirao, trabalhavamos em 4, eu a Marlene, a Elisete e a Cida. Eu e a Marlene fomos organizar os bonbons e doces dentro dos vidros e nas bandejas para a venda a granel e quando abrimos uma caixa de marzipan a Marlene deu um grito: “Ai que delicia!!! Eu amo marzipan! Voce ja comeu? Tem que experimentar!” ( a Marlene era funcionaria da Kopenhagen ha 10 anos)
Eu nunca tinha comido marzipan e tambem nunca tinha ouvido falar, vi aquelas bolinhas em tom de bege cheirosas dentro da caixinha eram muito frescas, coloquei na boca e…FOI HORRIVEL!!! Foi horrivel! Eu pensava que aquelas bolinhas eram duras, quando na verdade elas eram muito macias! O gosto era tao diferente de tudo que eu ja havia comido, foi estranho! Sabe quando voce poe algo na boca acreditando que eh de um jeito mas ai na hora que voce come eh outro? A textura era diferente, uma coisa mole (argh!) eu lembro tanto disso, da textura! O gosto forte que eu achava ser de licor, era na verdade essencia de amendoas,  tudo foi tao diferente do que eu achava que era… Enfim, a Marlene vendo que eu nao tinha gostado me falou: “Calma, uma hora voce acostuma e vai achar delicioso, voce vai aprender a distinguir um marzipan ruim de um bom jaja. E foi, dito e feito, conforme o tempo foi passando, eu foi aprendendo a conhecer o marzipan, e descobrir o tanto que eh bom, hoje sou louca por marzipan, adoro! Nao posso ver uma embalagem escrito marzipan que eu vou la e compro.
Bom, contei toda essa historinha porque hoje lembrei dela quando acordei, pensei que a minha historia com Londres eh muito semelhante a esta. Ja me falaram muito daqui, me falaram maravilhas e quando eu cheguei aqui foi um choque, nao era como eu pensava! A cor, a “textura” sao diferentes, entende? Agora eh soh dar tempo ao tempo, acho que daqui alguns dias eu vou me acostumar e vou acabar gostando daqui. Eu torco pra isso. Nada melhor como um dia apos o outro…

Marzipã, marzipan ou maçapão é um doce de origem árabe, preparado a partir de uma pasta feita de amêndoas moídas, açúcar e claras de ovos, que pode ser moldada em praticamente qualquer formato. Também podem ser adicionadas essências. Conhecido no ocidente a partir do século VIII, aproximadamente, o marzipã é servido geralmente com a forma de bolinhas ou figurinhas, pintadas com anilina ou em sua cor natural, e ainda com cobertura glaceada ou de chocolate. Infos e foto: Wikipedia. Curiosidade: Sabia que o marzipan foi o primeiro produto fabricado e comercializado pela Kopenhagen? Engana-se quem pensa que o chocolate foi o comeco de tudo!

Um beijo pra todos ai no Brasil, estou com muita saudade, saudade de Ribeirao, saudade da comida da minha mae, do meu velho e MUITA, MUITA, MUITA saudade dos meus amigos!
Beijo beijo.

Esse post foi publicado em diário, Londres e marcado , , . Guardar link permanente.

4 respostas para marzipan

  1. Dan disse:

    a gente tá com saudade tbem!
    fica bem aí baby! Esse marzipan Londrina há de ser extremamente saboroso!

    bjo com sdd

  2. marta disse:

    Marina querida,
    vc vai gostar dai tenho certeza.Pq gostar é uma coisa e acostumar-se é outra!.Tenho certeza que vc não vai se acostumar mas gostar.Simples assim!Vc chegou ai no auge do caos.Vc vai se deliciar com a variedade de cores.Sim ,cores!Com a beleza e com a historia que a cidade conta pra gente em cada esquina.Com a modernidade de tudo ,embora a cidade pareça cizuda…E as pessoas apesar da frieza são absurdamente gentis caso vc precise de uma informação ou algo assim.Contatos mais intimos,……….Hum aí é difícil!Mas quer saber?Quem precisa de contatos intimos com os ingleses?Não tem necessidade.,como diria uma grande amiga minha!
    Beijão,love,Marta

  3. Juliana Buosi disse:

    Lindona..
    Adaptações são difíceis, mas necessárias!!!

    E a fase boa, chega, sempre chega!!!

    Lendo esse post me deu uma saudade do Thiago, que esta ai tmb.

    Bjos

Deixe um comentário